Fidelização de clientes Marketing e vendas Negócio local

Como atrair mais clientes sem gastar? Conheça 7 dicas de ouro

‘’Como posso conseguir mais clientes sem gastar demais?’’. Esta pergunta é uma das mais comuns quando falamos em negócios, empreendedorismo e vendas. Apesar de ser um questionamento básico, não há uma resposta certa ou errada ou uma receita para seguir e fazer sucesso sem grandes investimentos. 

Mas na verdade, há algumas dicas que já fizeram muitos negócios crescerem e pode trazer bons resultados para você. Nós vamos compartilhá-las a seguir.

1 – Aperfeiçoe o seu atendimento: Bom relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores é um dos pilares de qualquer negócio. 

Se você tem uma boa parceria com quem está trabalhando com você, as chances de alcançar melhorias em sua empresa e conseguir vantagens com seus parceiros de negócio aumentam.

 

2 – Tenha bons profissionais especializados em vender: Quando seu time está comprometido com as vendas, o esforço se torna coletivo e todos buscam o mesmo objetivo, por isso, é importante buscar treinamentos e estudar muito sobre a área comercial. 

Não é necessário investir alto em cursos e palestras, basta realizar uma pesquisa e se dedicar a procurar. Você pode encontrar dicas proveitosas e sem custo nenhum na internet com profissionais especializados e que disponibilizam conteúdo gratuito sobre vendas.

Esta dica vale para todos os outros setores. Aproveite o que já está disponível na internet.

 

3 – Estude sobre seu cliente: Não há como negar que seu cliente é quem dita o ritmo do seu negócio. Sua influência é essencial e ela deve ser positiva para que você alcance os melhores resultados. Separe um tempo e pesquise. 

Você pode criar uma pesquisa e disponibilizar ela em seu estabelecimento, assim todos que frequentarem opinarão sobre o que você oferece e o atendimento prestado. 

É uma ótima forma de conhecer melhor seu cliente e descobrir como ele está vendo o seu negócio. 

Depois de coletar esses dados, utilize eles a seu favor. Se você souber interpretá-los, conseguirá criar estratégias para fidelizar quem já compra com você e melhor: saberá o que precisa melhorar para atrair mais clientes ao seu estabelecimento.

 

5 –  Faça parcerias: Conheça seus concorrentes, seus vizinhos de localização, seus fornecedores e empresas que possam agregar ao seu negócio.

A partir do momento que você cria uma relação de parceria com locais que podem te ajudar a crescer, o caminho se torna mais simples de se caminhar. 

Estabeleça uma relação de troca onde todos saem ganhando, assim você conseguirá compartilhar também ideias para ir mais longe.

6 – Estude sobre redes sociais: Não é novidade para ninguém que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Não ignore o poder das redes sociais para o seu negócio. Procure estudar sobre o assunto e crie uma relação ainda mais próxima com seu consumidor no ambiente digital.

Mas lembre-se: redes sociais vão além do Facebook e Instagram, viu?! Seus consumidores podem estar mais atentos ao WhatsApp e enviar suas novidades por mensagem pode ser o ideal, por exemplo.

 

7 – Instale um programa de fidelidade: Procure formas de fidelizar seus clientes.

Depois que eles compram de você, é essencial manter uma relação próxima e estimular a sua volta. 

Sistema de cashback, cupom de desconto ou brindes são apenas algumas formas de fidelizar seu público. Busque por uma opção que mais se encaixa com o que você comercializa e comece a colocar em prática.

Um negócio de sucesso nem sempre é feito de uma jornada sem erros! Esses erros lhe ajudarão a ter mais experiência e são grandes oportunidades de crescimento.

Aproveite as dicas e comece a praticá-las ainda hoje, assim você economiza hoje e ganha um fôlego lá no futuro! Essas recomendações podem fazer uma grande diferença na sua retenção e atração de clientes. 

Deixe uma resposta

Quer receber materiais gratuitos?