Inovação Marketing e vendas Negócio local

Como fazer um planejamento estratégico com análise e tecnologia: um guia completo

No passado, avaliar o desempenho do seu negócio era uma tarefa difícil, que exigia um grande trabalho de coleta de dados.

Com a tecnologia sempre avançando e novas ferramentas surgindo, prever o futuro deixou de ser impossível e agora, microempreendedores podem acessar dados e criar um planejamento estratégico com mais assertividade e coerência com a sua realidade.

Toda a área de gestão deve estar comprometida em perceber as mudanças, em todos os setores da empresa. Tudo muda, o tempo inteiro.  

Veja 5 motivos para realizar um planejamento:

  • Amplia a sua visão sobre o negócio;
  • Organiza a empresa a curto, médio e longo prazo;
  • Torna a tomada de decisão mais simples e eficiente;
  • Aumenta o conhecimento sobre cada área do seu negócio;
  • Engaja os colaboradores a trabalharem por um objetivo;

Tudo pode e deve ser analisado.

Mas por onde começar?

Inicialmente, você precisa compreender o que quer dizer ‘’planejamento estratégico’’: essa ação consiste na estruturação de um planejamento levando em consideração a previsão de acontecimentos futuros, realizando planos para cada contexto.

Para realizar o planejamento estratégico com base em prováveis cenários e ser assertivo, a análise de dados se faz necessária. Essa análise consiste no processo de levantamento e verificação de informações sobre o seu negócio.

Essa ação pode ser entendida como a descrição do seu negócio com riqueza de detalhes. 

Esses dados fornecem segurança e confiança e, no seu negócio, por exemplo, podem ser analisados a partir de informações do setor comercial, setor de recursos humanos, marketing, etc.

E como você pode realizar um planejamento estratégico baseado em números?

É aqui que o sistema Nummus entra e muda tudo.

Nummus é um sistema de cashback completo que auxilia também na gestão empresarial. Isso quer dizer que, o aplicativo é capaz de integrar dados sobre desempenho de cada vendedor, saída de produtos e demais itens do seu fluxo comercial.

A partir da coleta desses dados, você começa a pensar nos próximos passos. É importante que, com os números fornecidos pelo sistema Nummus, você realize uma análise completa sobre os resultados. 

Você pode fazer uma reunião com todos os seus colaboradores e apresentar os dados apresentados pelo aplicativo. Em conjunto, as possibilidades de interpretação aumentam e todos poderão opinar sobre o futuro do negócio.

Clique aqui e conheça a ferramenta. 

Com os dados em mãos e toda a interpretação feita, é hora de criar um plano de ação para colocar em prática todas as ideias.

Você também pode realizar o Benchmarking, técnica desenvolvida para avaliar os concorrentes e conhecer o seu mercado. Acesse o conteúdo sobre o tema e descubra como pode ser vantajoso somar o Benchmarking ao seu planejamento.

Passo a passo para fazer um planejamento estratégico assertivo:

Com os dados em mãos e a sua equipe pronta, é hora de começar.

A análise SWOT pode ser o primeiro passo. A matriz consiste no detalhamento das forças e fraquezas internas do seu negócio, e também das ameaças e oportunidades externas. 

Como na tabela abaixo:

A partir dela é possível relacionar as categorias e elaborar ações para aprimorar cada ponto negativo e realçar os pontos positivos.

É importante que cada ação seja detalhada e definida sob um prazo para realizar.

Se você e sua equipe elaboraram o plano de ação, é importante que, ao final de cada período, vocês voltem a se reunir e analisar o que passou, o que deu certo, o que pode melhorar e também avaliar o objetivo, caso ele tenha sido concluído ou não.

O planejamento estratégico é uma tarefa importante e cheia de detalhes, por isso, é importante estudar sobre e fazer em conjunto com mais pessoas do seu time.

 

Comece ainda hoje! Siga os passos que indicamos e coloque em prática.

Deixe uma resposta

Quer receber materiais gratuitos?