Fidelização de clientes

Confira 10 dicas indispensáveis para fidelizar clientes

Você está perdendo consumidores e não consegue encontrar uma forma realmente eficaz para fidelizar clientes no seu negócio? Então fique por aqui, esse conteúdo foi feito pra você.

Uma das referências mundiais em consultoria estratégica, a Bain & Co., realizou uma pesquisa apontando que a fidelização de apenas 5% dos seus clientes representa um aumento de 25% ou mais nos lucros do seu negócio.

Muito se fala sobre a fidelização de clientes, porém, na prática, é mais comum vermos empresas esgotando seus recursos para prospectar novos compradores e esquecendo de reter aqueles que costumam ir ao estabelecimento com uma certa frequência.

Uma coisa é certa: fidelizar clientes é uma forma de atrair novos

Para auxiliar o seu negócio a melhorar essas estratégias, selecionamos 10 dicas valiosas, acompanhe: 

1 – Para fidelizar, é preciso conhecer

Para entregar o que o seu cliente espera e precisa, é necessário conhecê-lo. A frequência de compras, o produto que mais gosta… essas informações facilitam o seu trabalho e personalizam o atendimento.

2 – Mantenha o seu cliente sempre por perto

Fidelizar clientes é uma forma de mantê-los próximos, e isso pode ser feito com pequenas ações na rotina do seu estabelecimento. O envio de mensagens contando sobre novidades, por exemplo, pode ser uma forma de aproximar o seu cliente,  mas não é o único jeito. Se você conhece ele, vai saber quais os canais mais propícios para a comunicação.

3 – Invista na experiência do consumidor

Independente do produto ou serviço que você comercializa, investir na experiência é essencial. Que tal presentear o seu cliente no aniversário dele? Parece simples e não precisa de muitos recursos para colocar em prática, mas dá super certo.

4 – Antecipe as necessidades

Não espere a ação partir sempre dos seus clientes, ninguém gosta de sempre precisar tomar a iniciativa. Conheça o seu público e antecipe as necessidades. Torne o relacionamento mais ativo.

5 – Utilize programas de fidelização e benefícios

Depois que alguém compra de você, é essencial manter uma relação próxima e estimular o retorno. 

Plataformas de cashback, cupons de desconto ou brindes são apenas algumas formas de fidelizar seu público. Busque por uma opção que mais se encaixa com o que você comercializa e comece a colocar em prática.

6 – Construa a sua marca

Para fidelizar, você deve ser lembrado. A sua marca é a ponte entre você e o seu cliente, por isso, deve estar bem construída e sólida.

7 – Invista em inovação

Qualquer tecnologia que tende a ser útil no seu processo, pode e deve ser testada. Atualmente, as inovações são constantes e sempre há uma nova maneira de facilitar a fidelização, basta uma procura rápida para conhecer várias soluções.

8 – Treine a sua equipe

Alinhar a equipe às estratégias de crescimento do seu negócio é essencial, isso facilita o processo e todos caminham para a mesma direção. Eles serão os responsáveis por fidelizar os seus clientes, então trabalhe o engajamento do time.

9 – Trabalhe com uma base de dados sempre atualizada

Cada nova ação que você implementa no seu negócio gera um retorno, e esse retorno deve sempre estar previsto em seu planejamento. Desenvolva-o baseado em números e para isso, tenha uma base de dados em uma ferramenta que gerencia tudo pra você.

10 – Pós-venda é fundamental

O relacionamento com o cliente não acaba depois da venda: fato.

Construa um bom time de pós-venda e invista nisso. Se o seu cliente confia em você, confia no seu produto e na sua marca, ele voltará a comprar no seu estabelecimento e se tornará um usuário fidelizado.

Lembre-se que a fidelização de clientes não é um processo com início, meio e fim, muito menos um método linear. Cada negócio possui suas particularidades e deve moldar a estratégia de acordo com a sua própria realidade. Para tudo isso, é necessário que o investimento seja constante.

Trabalhe em prol da manutenção desse público, de preferência, com ferramentas e plataformas que automatizam tudo pra você, elas facilitam toda a jornada.

A verdade é que seu produto pode ser incrível, seu preço pode ser competitivo e seu atendimento, brilhante, mas a marca deve estar alinhada com estes atributos, pois ela aparecerá primeiro na mente do seu cliente fidelizado.

Além de tudo isso, é importante contar com uma boa rede de parceiros. Com a Nummus, você cria estratégias para fidelizar os seus clientes de maneira assertiva e ainda conta com um parceiro de confiança. Saiba mais clicando aqui.  

Deixe uma resposta

Quer receber materiais gratuitos?

    %d blogueiros gostam disto: